sistema de gestão de ocorrências

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sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Oscar em Seg Jul 06, 2009 4:43 pm

Para os futuros candidatos, aqui vai uma amostra da cerimónia de apresentação do sistema de gestão de ocorrências, com geo-referenciação de recursos e base de dados de informação da PM Sintra, onde se conclui o processo de modernização tecnológica ao nível informático.

Fica também um registo fotográfico do pessoal, para mais tarde recordar. Tratem-nos bem!





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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Admin em Seg Jul 06, 2009 5:58 pm

É bem!

Ena pá!! Tantos que foram da minha turma em Coimbra!!!

Wink

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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Alexandre Silva em Ter Jul 07, 2009 3:07 am

Essa base de dados é exclusiva da PM Sintra ou serve também para partilha de informação com outras forças? Em que consiste essa base de dados?

Hasta la vitoria...siempre!
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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Oscar em Ter Jul 07, 2009 4:38 am

Não... Por ora, é exclusiva da PM.
E a Protecção Civil, enquanto orgão coordenador dos meios em caso de catástrofe, utiliza plataformas proprias. No entanto este serviço serve, analogamente, de intermediário entre as forças policias e de socorro do concelho (PSP, GNR, Bombeiros, Sapadores Florestais, etc.) mediante a utilização de uma rede de comunicação comum (rádio).
A referida aplicação da PM, não é mais que uma ferramente de gestão de meios (patrulhas, viaturas, etc.) e geo-referenciação das ocorrências em tempo real. É dotada, igualmente, de uma base de dados que visa a salvaguarda da informação referente às deslocações efectuadas pelas patrulhas.
Dado as viaturas se ejncontrarem dotadas de dispositivos GPS, é possível localizar num ecran a posição das patrulhas, sem prejuízo de comunicações que venham a ser efectuadas regularmente... Serve também para facultar um mapa das ocorrências diárias, mensais, anuais, etc... E há sem pre o factor segurança. Neste tipo de serviço, torna necessário saber, a todo o momento, a localização dos agentes, para sua própria salvaguarda...
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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por vilapouca em Ter Jul 07, 2009 5:13 am

muito bem, muito bem Smile
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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Alexandre Silva em Ter Jul 07, 2009 7:06 am

Existe comunicação via rádio entre as várias forças policiais?

Hasta la vitoria...siempre!
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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Oscar em Ter Jul 07, 2009 7:15 am

Sim. Existe uma rede comum (rádio) disponibilizada pela Protecção Civil às entidades que referi anteriormente, que contituem as forças policias e de socorro do concelho, assim como algumas autoridades administrativas com acção directa, designadamente a PSP, GNR (incluindo EPNA e GIPS), Corporações de Bombeiros, Sapadores Florestais, Parque Natural Sintra-Cascais, Policia Municipal, e alguns outros serviços camarários de cariz operacional...
No entanto, a PM, as forças de segurança, Bombeiros e ProtCivil, mantém as suas redes de comunicação próprias.
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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por bareback em Ter Jul 07, 2009 7:37 am

Ou seja, não temos acesso directo às comunicações da GNR e/ou PSP, antes sim, uma rede, criada, especificamente para manter o contacto entre estas entidades?

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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Oscar em Ter Jul 07, 2009 7:47 am

Exacto. Mas olha que a lei das pms nunca estipulou que houvesse uma rede, unica, para todas estas forças... Mas que existisse um ligação priveligiadas com as forças de segurança...

"Artigo 11.º (DL 40/200, de 17MAR)
Meios de comunicação
1—No exercício das suas funções, os agentes de polícia municipal utilizam equipamento de transmissão e de recepção para comunicação via rádio.
2—A rede de rádio própria da polícia municipal é, obrigatoriamente, conectada com as redes de rádio locais das forças de segurança, bombeiros e protecção civil."


E como todos sabem, as pms encontram-se excluídas do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP)...
Pelo menos, em Sintra, o que existe, já não é mau de todo...
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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por Alexandre Silva em Qua Jul 08, 2009 6:09 am

Fiquei esclarecido. Isso sim é cooperação!

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Re: sistema de gestão de ocorrências

Mensagem por couxaolm em Sab Ago 15, 2009 1:11 pm

Aqui por Cascais também temos a funcionar desde Janeiro deste ano um sistema interno de gestão de ocorrências com georeferenciação e base de dados de individuos identificados. É estilo um SEI mas mais pequeno e só para nós. Dá para colocar anexos (fotos e pdf´s) e umas coisas mais. É um grande avanço de facto.

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Re: sistema de gestão de ocorrências

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